6 dicas para crescer o faturamento da sua clínica odontológica
1. Faça a gestão financeira
O primeiro aspecto que deve ser considerado quando o assunto é aumentar o faturamento é a sua gestão financeira. O gestor responsável pela clínica deve fazer um diagnóstico sobre todas as finanças do negócio, assim como as despesas fixas e variáveis, demonstrando qual é o seu faturamento real. Também, faça uma análise dos últimos investimentos, para compreender se o percentual de retorno alcançado atingiu sua expectativa. Isso pode ajudar a reduzir custos desnecessários e otimizar os recursos. Outra questão muito importante é a elaboração de um planejamento financeiro, que permite definir objetivos e metas reais, fazer previsão de rendimentos e estabelecer a estratégia ideal para gerar resultados positivos e, consequentemente, aumentar o faturamento da clínica.
2. Automatize os processos
Além de organizar a rotina das clínicas, a automatização dos processos contribui com a qualidade do serviço prestado e a redução dos custos. Os sistemas de gestão administram informações da clínica, inclusive financeiras, que possibilitam um atendimento eficaz aos pacientes, bem como o sucesso na gestão dos processos. Uma alternativa eficaz é adotar softwares odontológicos, como a Heon®. São excelentes ferramentas que trazem diversos benefícios às clínicas e ajudam a ampliar o rendimento do negócio. É importante ressaltar que um dos fatores que geram perdas financeiras dos consultórios é o não comparecimento do paciente na data marcada. Por isso, uma ótima medida para evitar dores de cabeça é adotar a agenda online, que possibilita o envio de lembretes e a confirmação do paciente. Essa, inclusive, é outra ferramenta que a Heon® tem! Confira tudo sobre a Agenda Online da Heon® aqui!
3. Atraia novos pacientes
Apesar de parecer uma ação básica, nem todos sabem como atrair os seus pacientes de uma maneira realmente eficaz. Por isso, é preciso desenvolver estratégias de atração e retenção de pacientes e aprimorar a presença online e offline da clínica. Direcione seus investimentos em ações que permitam um bom posicionamento no mercado, destacando seus diferenciais. Mostre seu profissionalismo, experiência na área, conhecimento e habilidades. Não se esqueça de que construir uma reputação é uma grande aposta para você inspirar a confiança de seus pacientes. Além disso, esteja presente nas redes sociais e em plataformas online para ser visto com maior facilidade. Faça o que for possível para garantir a satisfação do paciente e aumentar a sua fidelidade.
4. Fidelize os pacientes
Sabemos que é muito mais fácil e barato fidelizar os pacientes que você já tem do que captar novos, pois, além de reduzir custos com marketing, essa medida pode tornar a relação com os pacientes mais dinâmica e mantê-los engajados com o estabelecimento.
De modo geral, podemos dizer que a fidelização é fazer com que seu produto ou serviço se torne tão especial que o seu paciente não consegue se imaginar consumindo em outra empresa. Sem dúvidas, esse é um dos melhores mecanismos que existem. Não se esqueça de que pacientes fiéis e satisfeitos estão mais propensos a indicar o seu trabalho. Isso quer dizer que você terá um aumento consistente na sua carteira de pacientes. É o que chamamos publicidade boca a boca - uma das melhores ferramentas de Marketing eficazes que existem.
5. Use métricas
Do mesmo modo, o uso de métricas é um importante aliado na capacidade de crescimento e melhoria de uma organização, por possibilitar a análise de diferentes estratégias e resultados. No contexto das clínicas odontológicas, ao avaliar os resultados por meio desse mecanismo, é possível potencializar os resultados do negócio, a partir da avaliação da produtividade da equipe e dos atendimentos, por exemplo.
6. Invista em marketing digital
Por fim, a melhor forma de ampliar o número de pacientes no seu consultório, e consequentemente o faturamento, é divulgando seu serviço. Manter uma estratégia de Marketing Digital, condizente aos objetivos e organizada para alcançar sua persona fará toda a diferença na hora de se tornar uma referência no mercado. Um planejamento adequado de marketing permite divulgar, de forma eficiente, as competências e os serviços de sua clínica. As redes sociais, por exemplo, são ótimos canais para estreitar o relacionamento com os pacientes e, também, atrair novos interessados em suas especialidades. Gostou dessas dicas? Então continue acompanhando o Blog da Heon® para ficar por dentro de todas as novidades e dicas. Conheça nossas soluções! Fale agora com um dos nossos consultores.