Os aparelhos ortodônticos surgiram como uma opção de tratamento eficaz para quem precisa alinhar os dentes.
Na hora de colocar o aparelho, contudo, uma dúvida comum aos paciente sempre surge: quanto tempo dura o tratamento?
A seguir você poderá conferir um pouco mais sobre o tratamento com aparelhos ortodônticos e o seu tempo. É preciso lembrar que cada paciente apresenta uma condição específica, o que interfere no tratamento.
O que são os aparelhos ortodônticos?
Os tratamentos ortodônticos buscam melhorar a estética dos pacientes alinhando dentes tortos. Para isso, os aparelhos ortodônticos são peças que promovem a movimentação necessária nos dentes.
Além da função estética, os aparelhos também são vantajosos para a mastigação e a qualidade da respiração. Existem basicamente dois tipos de aparelhos, os móveis (mais utilizados em crianças) e os fixos; esses podem ser com braquete convencional ou autoligado e ainda podem ser metálicos ou estéticos.
A principal diferença entre eles está na tecnologia, pois o autoligado é mais moderno e com isso proporciona um tratamento mais confortável e rápido. E a escolha entre o metálico e estético é apenas para ficar mais imperceptível na boca.
Quanto tempo dura o tratamento?
Não há uma forma de pré-determinar quanto tempo irá demorar um tratamento com aparelho ortodôntico. Como isso depende de inúmeras variáveis diferentes em cada paciente, não há um tempo padrão.
O que se pode afirmar, entretanto, é que quanto maior o problema de má oclusão (mordida torta), provavelmente maior será a duração. A idade do paciente e a necessidade ou não de extrair dentes também influenciam no tempo.
Em geral, estima-se que em até três anos seja possível a retirada do aparelho ortodôntico. Um tempo maior do que esse é necessário para casos mais complicados.
Os dentistas salientam sempre que os pacientes devem seguir cuidando da higiene bucal para não atrapalhar o tratamento. Como os aparelhos podem dificultar a escovação, é preciso ter atenção redobrada. Caso o paciente apresente problemas como cáries, a demora poderá ser ainda maior para retirar o aparelho.
Respeite o tempo!
A ansiedade costuma ser vilã de muitos pacientes com aparelho ortodôntico. Apesar de querer ver logo o resultado e deixar de usar o aparelho, é preciso respeitar o tempo certo!
Entre os riscos de retirar o aparelho antes da hora por ansiedade ou interromper o tratamento por outra razão, está o retorno do quadro de má oclusão. Todo o avanço conquistado até então pelo paciente pode ser perdido e os dentes voltam a ser tortos como antes.
A dica é sempre contar com os profissionais certos para realizar o acompanhamento do seu caso. Somente eles podem indicar quando realmente o tratamento chegou ao fim.
Os profissionais da Dental Team são experientes e preparados para orientar o seu caso do início ao fim, além de indicarem qual o melhor tipo de aparelho para você.