Marketing para dentista

faltas de pacientes

Marketing para dentista

Primeiramente, o Marketing para dentista consiste em persuadir os pacientes de que devem comprar o seu produto ou serviço em detrimento dos concorrentes.

Portanto, a chave para um marketing de sucesso é identificar seu paciente-alvo e atender às suas necessidades melhor do que a concorrência.

Compreender e se relacionar com seu público é crucial para o sucesso de marketing, principalmente agora com as redes sociais que estão cada vez mais presentes nos negócios.

Com as mídias sociais, os pacientes agora podem comparar anotações e obter inspiração das mídias sociais e os profissionais.

Enquanto isso, podem se conectar mais facilmente com os profissionais e se manter atualizados sobre os mais recentes procedimentos que estão sendo lançados.

Por sua vez, para o profissional da odontologia, é fundamental estar presente no mundo digital, bem como desenvolver uma estratégia de marketing. Ao contrário do que muitos pensam, não precisa custar muito, mas requer um planejamento eficaz.

O Marketing para dentista irá garantir que você tenha uma presença digital sólida no mercado, sendo uma excelente porta de entrada para novos pacientes.

Além disso, com as redes sociais, você poderá apresentar o seu trabalho e gerar conteúdo de qualidade, trazendo maior visibilidade para o seu negócio. Consequentemente, você terá também maior lucratividade!

Veja a seguir como fazer Marketing para dentista de forma eficiente.

Boa leitura!

Marketing para dentista

Como fazer marketing para dentista 

1. Pesquisa e análise de mercado

Em suma, o processo de marketing para dentista começa com a avaliação da sua situação atual.

Essa avaliação ocorre por meio de pesquisas e análises de mercado e envolve todos os aspectos do seu consultório, desde os produtos e procedimentos que você oferece até onde e quando você os fornece, bem como quanto custam e como você os apresenta e os promove para pacientes.

Conheça o seu mercado

Outro ponto fundamental é conhecer o seu mercado de odontologia.

Para tanto, é fundamental fazer uma pesquisa de mercado minuciosa. Isso o ajudará a entender seus pacientes, familiarizar-se com a concorrência e obter insights sobre quais tratamentos as pessoas estão procurando, como gostariam de experimentá-los e quanto estão preparadas para pagar por eles.

Pesquise a indústria

Pesquise sobre quais são as tendências atuais desse mercado em sua área geográfica.

Por exemplo, está crescendo muito o mercado de Harmonização Facial, que inclusive pode ser realizado pelos dentistas. Então é uma boa ideia começar a pesquisar e se familiarizar com esse tema, que está em constante expansão.

Pesquise seus concorrentes

Em suma, mesmo os profissionais já estabelecidos devem realizar pesquisas contínuas sobre os concorrentes.

Ou seja, compreender os principais participantes em sua área local o ajudará a identificar quaisquer lacunas no mercado, informar sua estratégia de preços e destacar qualquer coisa que você possa melhorar.

O que os concorrentes estão fazendo que você poderia fazer melhor? Que tratamentos eles oferecem? Como eles definem seus preços e promovem seus serviços? Reflita sobre essas questões.

Pesquise seus pacientes

Do mesmo modo, a chave para o marketing aplicado à odontologia é entender quem são seus pacientes, ou seja, quem é o seu público-alvo. Assim, você consegue criar mensagens de marketing direcionadas especificamente a eles.

Nesse caso, as personas são uma ferramenta muito útil para ajudar você a atender quais são as necessidades específicas do seu cliente-alvo.

A ideia de uma persona é criar um perfil do seu paciente ideal para ajudar a visualizar seu público e, assim, informar a melhor estratégia.

Crie suas personas

Em síntese, você precisará criar mais de uma persona, dependendo do seu negócio, mas pode começar com algumas e aumentá-las.

Algumas características-chave que você deve incluir são: dados demográficos pessoais, histórico educacional, cargo, comportamentos, objetivos, pontos problemáticos e padrões de compra.

Seu objetivo é que sua persona pareça uma pessoa real, mas sem ser muito específico. Você pode basear suas personas em pesquisas de mercado por meio de pesquisas online e entrevistas com uma mistura de clientes e clientes potenciais, bem como percepções coletadas de sua base de pacientes existente.

Depois de reunir os dados do paciente, você precisa identificar padrões e semelhanças que os pacientes compartilham para desenvolver suas personas.

Por exemplo, você pode notar que um grupo de pacientes principais de mulheres na casa dos 40 anos trabalha meio período em funções profissionais na cidade, vive nos subúrbios, gosta de praticar ioga, passear com o cachorro e com amigos e fazer jardinagem e é casada e tem dois ou três filhos.

Em vez de listar essas características aleatoriamente, você precisa dar vida à sua persona. Ou seja, dar a eles um nome, uma casa e um emprego, fazer com que pareçam uma pessoa real que representa um segmento de sua base de pacientes.

Pensar em quem é a sua persona e quem eles querem ser irá ajudá-lo a compreender e se relacionar com o seu paciente, de forma a ajudá-lo a cumprir as suas aspirações.

Marketing para dentista

Qual a importância do Marketing para dentista?

2. Planeje sua estratégia de marketing

Considere seus objetivos de negócios

Para que sua estratégia de marketing forneça resultados, ela deve estar vinculada à sua estratégia de negócios mais ampla e aos objetivos associados, que você deve ter delineado em seu plano de negócios.

Portanto, o primeiro passo de sua estratégia de marketing é voltar ao panorama e identificar seus objetivos de negócios.

Além disso, você pode então planejar como suas atividades de marketing e promoção o ajudarão a alcançá-los.

Identifique seus objetivos de marketing

Do mesmo modo, defina objetivos de marketing que o ajudarão a atingir os objetivos de negócios mais amplos.

Por exemplo, se seu objetivo de negócios é manter ou aumentar a participação no mercado, seus objetivos de marketing de apoio podem ser:

  • Alcance um crescimento de receita de 15% a cada ano durante os próximos três anos;
  • Aumento da participação de mercado em sua área geográfica em 6% nos próximos três anos;
  • Conquistar 50 novos pacientes, gerando pelo menos R$XXX por conta por ano nos próximos três anos.

Por fim, certifique-se de que seus objetivos sejam SMART (específicos, mensuráveis, alcançáveis, realistas e baseados no tempo).

Agora que você já sabe tudo sobre a importância do Marketing para dentista, leia mais:

Heon Plataforma

Heon Plataforma

Deixe um comentário.

Sobre a Heon

Com uma plataforma 100% digital oferecemos um apoio de gestão para os profissionais da saúde e ao mesmo tempo uma estrutura para o paciente se sentir acolhido e ter um fácil acesso a saúde.

Posts Recentes

Siga nós

Assine a nossa newsletter

Preencha o formulário abaixo