Fidelização do paciente pode ajudar no aumento do faturamento

Fidelização Paciente

Fidelização do paciente pode ajudar no aumento do faturamento.

No artigo de hoje, descubra como a fidelização do paciente pode ajudar no aumento do faturamento.

Fidelizar pacientes é muito importante para a sua clínica ou consultório. Isso porque atrair novos pacientes é muito mais caro do que fidelizar os que você já tem.

Por isso, toda vez que um paciente for até você, faça o possível para conquistá-lo de vez e torná-lo seu paciente fiel.

Mas quais são os reais benefícios em se fidelizar um paciente? Como isso pode ajudar no faturamento? Vamos entender melhor abaixo.

Boa leitura!

fidelização do paciente

Fidelização de paciente: por que é tão importante?

Fidelizar pacientes é muito importante, porque ajuda no aumento do faturamento da sua clínica/consultório. Isso porque toda gestão precisa se preocupar em ter um fluxo de caixa com mais entradas do que saídas.

Enquanto as entradas são os recebimentos pelos serviços prestados no seu negócio, ou seja, pelas consultas e outros procedimentos, as saídas são os custos fixos e variáveis relativos ao funcionamento da sua clínica.

O caixa da sua empresa é composto de entradas e saídas. Portanto, sabendo que todo o dinheiro que entra na clínica vem dos recebimentos de pacientes, duas coisas são essenciais: captar novos clientes e fidelizar os atuais. Afinal, são eles os responsáveis pelas entradas.

E como o custo para captar novos pacientes é muito maior que o custo para fidelizar, é preciso investir exatamente nessa fidelização do paciente.

Mas, afinal de contas, que tipo de ações podem resultar na fidelização do paciente?

Isso é muito importante para o futuro do seu negócio!

Verdade seja dita: uma agenda cheia de consultas marcadas é sinônimo de mais dinheiro no caixa, não é mesmo? Afinal, os atendimentos são a sua principal fonte de receita.

Ou seja, é preciso, além de atrair novos pacientes, fidelizar os que você já possui. Mas como? Veja a seguir!

Ofereça um atendimento atencioso e humano

Antes de mais nada, faça com que todo paciente se sinta especial, crie uma conexão com ele, para que ele sinta confiança e tranquilidade em relação ao seu trabalho.

Busque conversar para descontrair e “quebrar o gelo”, além de apresentar quem você é e qual o seu trabalho toda vez que for a primeira consulta.

Seja por telefone, redes sociais ou pessoalmente, ofereça um atendimento atencioso e humano, para que ele se sinta bem.

Não estamos falando apenas do atendimento do profissional, mas também da secretária, recepcionista, e todo o ambiente da sua clínica.

Em síntese, para fidelizar um pacientes, é preciso que a experiência dele em relação a sua clínica ou consultório seja positiva.

E para que ele te indique para uma segunda pessoa, ele deve ter uma experiência muito boa em geral, que seja além do esperado. Isso vale desde o momento em que ele entra na sua clínica ou consultório, ainda na sala de espera.

Ali já começa a primeira impressão do cliente, que observa o ambiente como um todo, desde a mesa, poltronas e cadeiras, o toalete, atendimento da recepcionista, etc. Tenha uma boa decoração, seja cordial e busque ser pontual também.

Uma dica para não se atrasar é definir um tempo para cada procedimento. Lembre-se de que primeiras consultas costumam demorar mais do que consultas de rotina.

Portanto, leve em conta o tempo de cada consulta ou procedimento na hora de agendar os horários.

Resumindo, faça mais que o considerado normal, surpreenda seu cliente!

Tenha uma agenda bem organizada

Além disso, procure manter sua agenda bem organizada. Lembre-se de que ela, sendo o centro do seu consultório, também é um documento para análise do número de consultas realizadas.

Portanto, você como gestor deve acompanhar seus agendamentos e cancelamentos para verificar se está, de fato, tendo bons resultados.

Para tanto, busque facilitar o agendamento do paciente! Aqui na Heon®️ você encontra gestão online da agenda, além de serviço de WhatsApp ilimitado e gratuito.

Mantenha contato com o paciente após a consulta

Depois da consulta com seu paciente, espere um tempo e envie uma mensagem perguntando como ele está e se o tratamento está sendo feito da forma correta.

Você também pode lembrá-lo que é hora de retornar e sugerir uma nova consulta para checar se está tudo bem de verdade. Mostrar que você se preocupa com ele é muito importante na fidelização do paciente.

Invista no marketing de fidelização do paciente

Em sequência, investir em marketing de fidelização de paciente é outra estratégia que todo gestor deve colocar em prática. Procure criar conteúdos relevantes para seu público, focando nos pacientes que você já captou.

Utilizar as mídias digitais para isso é essencial!

Utilize a tecnologia ao seu favor

A utilização de um sistema de gestão em sua clínica irá melhorar o atendimento em diversos aspectos, trazendo a fidelização de paciente e dobrando o seu faturamento.

Primeiramente, ele se tornará mais ágil, uma vez que o acesso aos documentos e prontuários dos pacientes será rápido.

A qualidade também aumenta, pois tanto o profissional quanto a secretária possuirão acesso aos dados necessários para não cometer erros.

Com a agenda online fica mais fácil organizar sua programação, uma vez que ela mostra facilmente quais horários estão vagos e quais estão agendados.

Com a Heon® você tem tudo isso e muito mais!

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E como a fidelização do paciente pode ajudar no aumento do faturamento?

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A melhor forma de marketing ainda é a mais antiga do mundo: o famoso “boca a boca”.

E a fidelização do paciente pode ajudar no aumento do faturamento através da indicação de novos clientes.

Isso porque pacientes fidelizados são verdadeiros promotores do seu trabalho! Se eles tiverem uma experiência positiva em relação a sua clínica, irão indicar seu trabalho para amigos e familiares.

Como resultado, você irá captar novos clientes! Afinal de contas, as pessoas tendem a confiar mais na opinião de pessoas próximas a elas.

Por isso, a fidelização do paciente irá trazer mais receita para sua clínica, o que resulta em saldo positivo para o caixa.

Automaticamente, o setor financeiro acaba se beneficiando disso!

Assim, com capital em mãos, sua clínica pode expandir as atividades e crescer em relação ao mercado. E isso é essencial para o futuro do seu negócio!

Além disso, também fica mais fácil oferecer cursos para sua equipe se capacitar e para que você se desenvolva ainda mais como profissional da saúde. Isso ajuda sua clínica ganhar destaque e se manter atualizada.

Outra grande vantagem da fidelização: ela ajuda a melhorar a relação entre o paciente e o profissional.

Pode não parecer, mais isso é simplesmente essencial para que a pessoa se torne um promotor do seu trabalho!

Agora você já conhece todas as técnicas que podem promover a fidelização do paciente, então não se esqueça de colocar tudo em prática.

Receba um contato de um dos nossos consultores e conheça a plataforma Heon®!

Até a próxima.

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Com uma plataforma 100% digital oferecemos um apoio de gestão para os profissionais da saúde e ao mesmo tempo uma estrutura para o paciente se sentir acolhido e ter um fácil acesso a saúde.

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